Boas ideias para você abrir seu negócio no setor de fitness

São mais de 12.600 academias em atividade no país, o que faz do Brasil o segundo maior mercado de fitness do mundo. O setor movimenta anualmente R$ 1,6 bilhão e cresce em torno de 40% ao ano. De acordo com Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil, promotora de eventos na área, entre os motivos dessa evolução estão a busca por uma vida saudável e a mudança de perfil das academias, que passaram a oferecer atividades ligadas ao bem-estar.
É nesse cenário que o pilates ganhou terreno e abriu espaço para as academias especializadas. É o caso da Metacorpus, marca criada pelos fisioterapeutas Sérgio Machado e Michel Salgado em 2002, que abriga dez estúdios de pilates espalhados por sete estados e uma indústria de equipamentos.
O endereço de cada unidade é cuidadosamente escolhido, de acordo com Machado. “Pesquisas mostram que as pessoas costumam caminhar até 700 metros entre suas residências ou locais de trabalho e uma academia”, diz. “É dentro desse raio que o empreendedor deve identificar a demanda.” O perfil do público também deve ser considerado. Os frequentadores são predominantemente mulheres com mais de 30 anos, de classe média. A vantagem é que o negócio não exige muito espaço. Uma sala de 40 m⊃2; é suficiente para abrigar os cinco equipamentos básicos de pilates e ainda deixar um espaço de 8 m⊃2; para exercícios de solo. Além disso, os professores não precisam ser funcionários fixos. O ideal é remunerá-los conforme o volume de trabalho.
Com horários bem planejados, um estúdio pequeno, que funciona das 7 às 21 horas, pode atender até 60 clientes e cobrar mensalidades em torno de R$ 280, segundo cálculos do dono da Metacorpus. Mas no primeiro ano a lotação costuma girar em torno de 50%, o que representaria uma receita bruta de R$ 14.000 mensais. “O mais atrativo é que o lucro líquido chega a 60%”, diz Machado.
Fonte: Revista PEGN